O governo Nixon era baseado na política de “paz com honra no Vietnã".
Seu plano era reforçar as forças armadas sul-vietnamitas para que pudessem levar adiante sozinhos a defesa do país, o que ficou conhecido como vietnamização. Nixon, no entanto, não queria somente retirar-se da guerra: ele queria que isso acontecesse de modo a reafirmar a soberania dos Estados Unidos, o que fez como que utilizasse de táticas que inclusive aumentaram o alcance geográfico da guerra e intensificou seus conflitos.
A fim de alcançar essa "honra", o governo norte-americano violou os acordos de neutralidade estabelecidos com Camboja e bombardeou a região e, junto ao exército sul-vietnamita, lançou incursões militares ao Camboja, para atacar diretamente as bases comunistas ali instaladas. A invasão do Camboja provocou protestos em todos os Estados Unidos e a guarda nacional do país passou a agredir e até matar alguns protestantes o que levou a revolta no país a um nível caótico.
Bandeira do Vietnã do Norte, utilizada até hoje como bandeira do Vietnã unificado. |
Com inúmeros protestos iniciados desde os primeiros anos da década de 1970, com as derrotas sucessivas e com as frequentes exigências da população de saída do conflito e retorno imediato das tropas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário