sábado, 2 de novembro de 2013

Convenção de Genebra

Documento oficial dos tratados da Convenção de Genebra.


A Convenção de Genebra reconheceu a independência da Indochina e contou - além dos países pertencentes a essa região - com a participação da França, China, União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos da América. Esse acordo previa a divisão temporária do Vietnã em duas partes. A partir do paralelo 17, o país ficaria separado em Vietnã do Norte - socialista, comandado por Ho Chi Minh e apoiado principalmente pela URSS; e Vietnã do Sul - capitalista, comandado pelo imperador Bao Dai e apoiado principalmente pelos EUA. Estabelecia também:

  • Entre as duas partes, haveria uma Zona Desmilitarizada (ZDM);
  • Seriam realizadas eleições, em 20 de julho de 1956, para unificar o país, sob supervisão internacional.

No entanto, apenas a França e o Vietnã do Norte assinaram a declaração, a primeira porque pretendia restabelecer o domínio colonial ou, pelo menos neocolonial, o segundo porque esperava ganhar tempo para reforçar a sua posição no norte e eventualmente ganhar as referidas eleições. Os interesses norte americanos, porém, estavam distante da representatividade do imperador que dominava a parte sul di Vietnã. Mediante um plebiscito - reconhecido como fraudulento - Bao Dai foi deposto e o poder foi entregue ao líder católico, Ngo Dinh Diem, comprometido com os EUA. Diem implantou uma ditadura militar, proclamou a independência do Vietnã do Sul e cancelou as eleições previstas pelo Acordo de Genebra, porque havia a convicção de que ela daria a vitória a Ho Chi Minh.
Para justificar-se perante a opinião pública nacional e internacional, que lhe cobrava por impedir que o povo vietnamita escolhesse, livremente, seu regime de governo, o presidente Eisenhower apelou para uma Teoria do Dominó:
"Se vocês colocarem uma série de peças de dominó em fila e empurrarem a primeira, logo acabará caindo até a última... se permitirmos que os comunistas conquistem o Vietnã, corre-se o risco de se provocar uma reação em cadeia e todo os estados da Ásia Oriental tornar-se-ão comunistas um após o outro".
Ganhando o apoio dos norte-americanos para o auxílio no Vietnã, usando como pretexto o afastamento do inimigo comunista no mundo, o presidente armava e auxiliava economicamente a guerra que fora declarada pelo ditador Ngo Dinh Diem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário