sábado, 2 de novembro de 2013

A brutalidade da Guerra do Vietnã

Imagem esquematiza os túneis utilizados pelo Vietnã do Norte durante a guerra.

A escalada da Guerra do Vietnã começou oficialmente na manhã de 31 de janeiro de 1965, com a participação maciça das forças armadas Norte-Americanas. Durante os dez anos de guerra os soldados norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos. Porém sofriam num território marcado pela engenhosidade das florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas e sentiam muita dificuldade em combater os vietcongues que utilizaram táticas de guerrilha e o próprio ambiente para formular suas estratégias. O exército americano estava, então, em desvantagem, e com a guerra cada vez mais sangrenta, aos poucos surgiram muitos descontentamentos de seu próprio povo.


Interior do túnel Vinh Moc.

Os túneis de Vinh Moc são alguns túneis usados pelo Vietnã do Norte para lutar contra os americanos durante a guerra do Vietnã e usados pela população civil para se proteger contra o bombardeio dos EUA. O complexo de túneis de Vinh Moc foram construídos na margem norte do Rio de Hai Ben. As obras de construção que levaram cerca de treze meses por volta dos anos 1965 à 1966 contaram com a participação de todas as pessoas da aldeia. Foram utilizados para a sua construção apenas ferramentas de exploração e estima-se que 300 pessoas viveram permanentemente nos túneis durante os anos de 1966 até 1972, estima-se também que dezessete crianças nasceram no interior dos túneis de Vinh Moc. 
Os túneis estendem 2,8 km de comprimento, dividida em 3 níveis de mais de dez metros cada. O nível mais superior era apropriado para a vida das famílias, que residiam em pequenas habitações escavadas na rocha de pedra calcária de 4 metros de largura. O segundo nível foi usado para armazenar comida e armas, além de manter reuniões estratégicas. O último e mais profundo nível, utilizou-se a refugiar-se do bombardeio.

Bombardeio pelo exército norte-americano no Vietnã do Norte.

A vida era extremamente árdua e contava com cenários dos mais horrendos. Durante muito tempo, tanto a população do Vietnã do Norte quanto a do Vietnã do Sul se chocaram com trincheiras armadas à guerra, grande escassez de comida e a vida de seus familiares em constante perigo com os ataques aéreos do exército americano que muitas vezes alcançava além do território do Norte, os territórios vizinhos ou até mesmo o próprio solo de combate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário